Reitor convida a ir ao Santuário de Fátima com regras de segurança já definidas

Numa mensagem de vídeo, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fala do regresso das celebrações comunitárias ao Santuário e de “um tempo novo”, que deve ser vivido com segurança.
As celebrações comunitárias serão retomadas a partir de sábado, 30 de maio.
“Vivemos um tempo novo”, começa por dizer o sacerdote, numa mensagem onde apresenta o regresso das celebrações comunitárias.
“Hoje, queria convidar-vos a vir ao Santuário de Fátima, estaremos à vossa espera para vos acolher com segurança… Todos vós sereis bem-vindos”, afirmou o responsável.
O Santuário irá concentrar na Basílica da Santíssima Trindade a maioria das missas do programa oficial, de segunda a domingo, à exceção da missa das 11h que, ao fim-de-semana, será sempre celebrada no Recinto de Oração. Ao domingo, a missa das 15h passará a ser celebrada também no Recinto de Oração.
A transferência das principais celebrações do programa oficial para a Basílica da Santíssima Trindade – todas as missas de segunda a sexta-feira – e para o Recinto de Oração obedeceu a um critério que o Santuário tem vindo a adotar, neste contexto de pandemia.
“Antes de serem suspensas as celebrações comunitárias com a presença de peregrinos, no passado dia 14 de março, o Santuário adotou um conjunto de medidas preventivas para evitar o contágio pela Covid-19. Esta mesma preocupação está presente na escolha dos espaços onde decorrerão as celebrações a partir de agora, nesta fase de desconfinamento inicial”, destaca o Santuário num comunicado.
Assim, as missas das 7h30, 9h, 11h (durante a semana), 15h, 16h30 e 18h30 decorrerão na Basílica da Santíssima Trindade.
As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas com o seguinte programa: de segunda a sexta, a Capelinha das Aparições acolherá o terço, às 12h; de segunda a domingo, cumpre-se a hora de reparação, entre as 14h e as 15h; o terço às 18h30, terá transmissão pelos órgãos de comunicação social.
As celebrações oficiais diárias culminam com a recitação do terço, às 21h30. Durante a semana, será celebrada a Eucaristia, às 12h30, na Capelinha das Aparições.Ao fim de semana, haverá a recitação do terço na Capelinha das Aparições às 10h, sendo a missa das 16h30 transferida para a Basílica da Santíssima Trindade.
Durante a vigência do horário de verão, será esta a missa que contará com a presença de interpretes de língua gestual portuguesa.
As missas que habitualmente decorriam durante a semana na Capelinha das Aparições, em língua estrangeira – italiano, inglês e espanhol -, não serão celebradas, tal como a procissão do Santíssimo ao domingo.
No final da mensagem hoje publicada, o reitor do Santuário convida os peregrinos a aproveitarem “este tempo como uma oportunidade para viver a fé com entusiasmo e em comunidade, à imagem dos Santos Pastorinhos”.

Chat aberto
Precisa de ajuda ? Entre em contacto.
Ola em que posso ajudar ?