Cultura

Paços do Concelho Medievais de Avis classificados como Monumento de Interesse Público

O Governo decidiu classificar como Monumento de Interesse Público (MIP) os Paços do Concelho Medievais de Avis, no distrito de Portalegre, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República (DR).

Na portaria é referido que os Paços do Concelho Medievais de Avis constituem “um raríssimo testemunho” da importância municipal na estrutura administrativa portuguesa na Idade Média, bem como um importante documento para a história da Ordem Militar de Avis no Alto Alentejo.

“Localizado no interior das muralhas levantadas na primeira metade do século XIII, a par do imponente conjunto conventual onde se instalou a Ordem de Avis, fundadora da vila e nela sediada, e situado paredes-meias com a igreja matriz quatrocentista, o edifício dos Paços do Concelho Medievais de Avis contribui significativamente para o entendimento do local onde se integra”, lê-se na portaria.

No texto, assinado pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, é recordado que o monumento datado dos séculos XIV-XV, mas “provavelmente” construído sobre uma estrutura administrativa anterior, foi sujeito a diversas alterações ao longo das centúrias, destacando-se a intervenção do século XIX, da qual resultou a construção da abóbada do piso térreo e o andar superior.

“Da empreitada original conservam-se diversos vãos geminados e outros elementos pétreos, alguns dos quais apresentam inscrições”, explica.

O Governo considera ainda que esta classificação “reflete” os critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho “notável” de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco à sua conceção arquitetónica e urbanística, à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva, e à sua importância do ponto de vista da investigação histórica ou científica.

Contactado pela Lusa, o presidente do município de Avis, Nuno Silva, manifestou o seu “agrado” com esta classificação, sublinhando que o concelho fica desta forma “mais enriquecido”.

“Esta classificação vem valorizar um pouco a nossa história, a nossa cultura, as nossas tradições”, disse.

Fonte Mundo Português

Chat aberto
Precisa de ajuda ? Entre em contacto.
Ola em que posso ajudar ?