“Os Efeitos da Pandemia nas Comunidades Portuguesas” uma conferência inserida num ciclo de iniciativas do PS

Com a preocupação de ter uma noção mais precisa sobre a forma como a pandemia está a afetar as comunidades portuguesas no estrangeiro, o PS convidou para a conferência “Os Efeitos da Pandemia nas Comunidades Portuguesas” oito portugueses residentes em oito países diferentes na Europa e seis fora da Europa para analisar a situação. Participam também o Secretário-geral Adjunto, José Luís Carneiro, Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades e os deputados pelos círculos da emigração, Paulo Pisco e Paulo Porto.
A conferência, que se insere num ciclo de iniciativas do PS intitulada “Diálogos Digitais com as Comunidades”, vai realizar-se no sábado dia 16 (Europa 10h00 de Lisboa) e domingo dia 17 (fora da Europa, 14h00 de Lisboa) via zoom com a possibilidade de acompanhamento através do Facebook por todos quantos nas comunidades ou em Portugal pretendam juntar-se ao debate. Os intervenientes da Europa são da Alemanha, Andorra, Bélgica, França, Luxemburgo, Noruega, Suíça e Reino Unido. Fora da Europa são da África do Sul, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Macau e Venezuela.

O confinamento e a quase paralisação da atividade económica, com o encerramento de empresas e a perda de empregos, têm tido consequências sociais junto das comunidades portuguesas, que nesta fase nem sequer se podem socorrer do movimento associativo, que sempre teve um importante papel de ajuda e solidariedade entre os portugueses residentes no estrangeiro.
A ação dos postos consulares e das organizações de apoio social como as misericórdias, a Cáritas, as missões católicas ou algumas associações, são essenciais para minimizar os efeitos da crise em termos económicos e sociais junto das comunidades que importa igualmente pôr em evidência.
Estamos certos que esta conferência será fundamental para ajudar a perceber melhor a situação em que se encontram as nossas comunidades em tempos de pandemia, como os respetivos países estão a responder e o papel central que algumas organizações desempenham.
Esta é, portanto, a primeira edição da iniciativa “Diálogos Digitais com as Comunidades”, estando previstas outras a realizar posteriormente em data a anunciar com

representantes da cultura, das empresas, do associativismo, das mulheres, dos jovens, da política.
Desta forma, o Partido Socialista, também na área das Comunidades Portuguesas, está a auscultar e a envolver os seus representantes para poder agir melhor.

José Luis Carneiro
Secretário Geral Adjunto do PS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chat aberto
Precisa de ajuda ? Entre em contacto.
Ola em que posso ajudar ?