No Dia das Crianças Desaparecidas a PJ alerta: ‘Não sejas uma vítima fácil’

Hoje assinala-se o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Como tal, várias entidades internacionais criaram uma campanha a alertar sobre os perigos da internet.
‘Não sejas uma vítima fácil’ é lançada esta esta segunda-feira em 23 países e com tradução em 19 idiomas.
A Polícia Judiciária (PJ) revela numa nota de imprensa que o vídeo da campanha #Não Sejas Uma Vítima Fácil, produzido pela Police Expert Network on Missing Persons (PEN-MP), em estreita colaboração com o AMBER Alert Europe, integra uma campanha de sensibilização para o fénomeno do ‘grooming online’, isto é, aliciamento de crianças e jovens através da internet.
“Muito associado à exploração sexual e ao tráfico de crianças, é muitas vezes um flagelo escondido, pois grande parte dos jovens pertencem a grupos de risco em que a família não desempenha o seu papel protector, como sucede, por exemplo no caso das crianças acolhidas em lares ou outras estruturas residenciais”, assinala o Instituto de Apoio a Criança, num comunicado sobre este dia.
A União Europeia criou um número único para as crianças desaparecidas: o 116000. É gratuito e funciona 24 horas por dia. Em Portugal, esta linha é da responsabilidade do Instituto de Apoio à Criança.
E em 2013 foi criada em Portugal uma aplicação para telemóveis e tablets que serve para comunicar às autoridades o desaparecimento de crianças.
A ferramenta, intitulada ‘Miúdos no Radar’, conta com a parceria da GNR e da PJ e possibilita aos responsáveis pelos menores enviarem uma descrição pormenorizada da criança, que já pode estar pré carregada, num alerta accionado por um “botão de pânico”.
Após o lançamento do alerta, as forças policiais podem determinar a localização do dispositivo móvel, através das respetivas coordenadas de GPS.
Do alerta consta uma rápida identificação da criança e a sua fotografia actual, o que permite á polícia saber exactamente de que criança se trata e quais as coordenadas GPS do local de onde foi lançado o alerta.
A aplicação está disponível em https://itunes.apple.com/gb/app/miudos-no-radar/id647693255?mt=8&ign-mpt=uo%3D2
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado todos os anos no dia 25 de maio. Esta data foi escolhida porque a 25 de maio de 1979, Ethan Patz, criança de seis anos de idade que vivia em Nova Iorque, desapareceu e nunca mais foi encontrada. Nos anos seguintes, pais, familiares e amigos, reuniram-se na data do seu desaparecimento.
Em 1983, o Presidente dos EUA, Ronald Reagan, decidiu dedicar este dia a todas as crianças desaparecidas e em 1986, o dia 25 de Maio adquire uma dimensão internacional. Em Portugal, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança, foi assinalado pela primeira vez em 2004.Reprodutor de vídeo

Chat aberto
Precisa de ajuda ? Entre em contacto.
Ola em que posso ajudar ?