Comunidades

Manaus: “Dia de Portugal” teve confraternização luso-amazónica

A cidade de Manaus, no Brasil, foi palco de uma celebração “especial” do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa iniciativa promovida pelo presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa do Amazonas, António Azevedo. O evento, realizado nas instalações do Sport Clube de Manaus, em clima de “confraternização e valorização das raízes luso-brasileiras”, contou com a presença de autoridades portuguesas e brasileiras

Entre os convidados estiveram a vice-cônsul de Portugal no Norte do Brasil, Maria Fernanda Pinheiro; o cônsul honorário de Portugal no Amazonas, Humberto Figueiredo; a vice-conselheira de Portugal, Simone Amazonas; e o presidente da Sociedade Beneficente Portuguesa, Leopoldo Krichanã. Também marcaram presença o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), António Silva; o comandante militar da Amazónia, general Costa Neves; o presidente da Associação Comercial do Amazonas, Bruno Pinheiro; bem como empresários e industriais da região.

O momento alto do encontro foi a participação da Confraria dos Sabores Luso-Amazónicos Grão Vasco, que realizou a entronização festiva de novas personalidades de destaque nas diversas áreas da sociedade local. Fundada em 9 de março de 2017 por António Humberto Figueiredo, a confraria é apadrinhada pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco de Viseu, criada em 2007 em Portugal e, hoje, liderada por José Ernesto.

Segundo apurámos, a confraria tem como missão principal a “promoção da cultura portuguesa através da gastronomia, enologia, costumes e tradições, contribuindo para o fortalecimento da ligação entre Portugal e o Amazonas”.
Para o Almoxarife da confraria em Manaus, Johnny Azevedo, natural de Moimenta da Beira, Portugal, o evento também marcou simbolicamente o arranque dos trabalhos de 2025. O primeiro capítulo oficial do ano está agendado para o mês de agosto.
Ígor Lopes