Impacto do COVID-19 na população portuguesa da Bélgica

Com uma população de cerca de 11 milhões de habitantes, a Bélgica tem sido uma das nações mais atingidas pela COVID-19. No início de junho, registavam-se cerca de 60 mil casos positivos e 10 mil mortes devido à COVID. O vírus afectou também duramente a economia. O Fundo Monetário Internacional prevê que o PIB diminua cerca de 7% durante este ano.

Segundo o observatório da Emigração, existem cerca de 36 mil portugueses a viver na Bélgica. Na comunidade lusa, os efeitos da pandemia foram sentidos de maneira diferente. No supermercado Nova Primavera, por exemplo, o balanço desta época é positivo.

Já no restaurante Portugal, tal como noutros estabelecimentos do sector, a adaptação a esta nova normalidade ocorreu de forma gradual.

No passado dia 3 de Junho, o governo belga divulgou as novas medidas para a terceira fase do desonfinamento A partir do dia 8, cafés, bares e restaurantes poderão reabrir. Até agora, os estabelecimentos estavam apenas autorizados a servir refeições e bebidas para fora. No entanto, a retoma antevê-se difícil e tem causado alguma

Fonte Luso

Chat aberto
Precisa de ajuda ? Entre em contacto.
Ola em que posso ajudar ?