Eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas adiadas para 2021
A secretária de Estado das Comunidades anunciou que as eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), previstas para este ano, não se irão realizar devido aos constrangimentos da covid-19, devendo ocorrer no próximo ano.
Berta Nunes falava aos deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, tendo sido questionada sobre as próximas eleições para o CCP, marcadas para outubro deste ano.
“Neste momento não podemos de forma nenhuma fazer eleições em 2020”, disse a governante, argumentando com os constrangimentos da pandemia de covid-19.
Segundo Berta Nunes, estão a ser equacionadas novas datas, devendo o sufrágio acontecer em 2021, muito provavelmente após a presidência de Portugal da União Europeia, que decorre no primeiro semestre de 2021.
A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas explicou que tem estado em diálogo com o presidente do CCP, no sentido de ser encontrada a data mais conveniente, mas reconheceu que “atualmente é difícil dar uma data”.
O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas no estrangeiro.
O CCP é composto por um máximo de 80 membros, eleitos pelos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que sejam eleitores para a Assembleia da República.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 406 mil mortos e infectou mais de 7,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.