De Norte a Sul do país: Conheça a lotação máxima das praias para este verão

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já divulgou a lotação total para todas as praias da costa nacional, do Norte ao Algarve, passando pelo Centro, Alentejo e região Oeste. Há praias onde podem ir apenas 200 pessoas, como é o caso de Galapinhos em Setúbal, ou 6600, como acontece com Quarteira no concelho de Loulé.

No caso das regões, Norte, Centro e Alentejo, trata-se ainda de uma proposta de lotação, que se encontra em período de consulta informal. Ao todo, nestas regiões são consideradas 120 praias no Norte (25 pequenas e 95 grandes), 46 no Centro (41 grandes e cinco pequenas) e 36 no Alentejo (27 grandes e nove pequenas). Para o Algarve e Tejo/Oeste já tinham sido divulgados os limites máximos no final do mês de Maio.

Os critérios usados pela APA para definir a lotação e a área de areal que pode ser utilizada em tempo de pandemia levam em conta “as características biofísicas e faixas de salvaguarda ao risco costeiro e, tendo como referência, o limite lateral das praias” já definido. Foi analisada também a influência da maré, os equipamentos e infra-estruturas, nomeadamente a disponibilidade de estacionamento no caso de praias não urbanas.

Para garantir o distanciamento físico necessário, foi calculada a utilização de 8,5 metros quadrados por pessoa, esclarece ainda a APA.

Chat aberto
Precisa de ajuda ? Entre em contacto.
Ola em que posso ajudar ?