Arraiolos lança projeto para impulsionar o turismo sustentável
A vila alentejana de Arraiolos vai lançar amanhã, 10 de outubro, uma nova experiência que aposta no turismo sustentável e envolve a disponibilização de bicicletas para passeios.
A Câmara Municipal e o empresário de turismo Mário Domingues lançam no sábado o projeto ‘RODES’, de novo turismo, “que contribuirá para transformar a imagem desta região e da sua oferta”, e convida “a mudar de estilo de vida” e conviver “com pessoas de todo o mundo que comunicam e trabalham digitalmente e são atraídas pela pureza alentejana”, explica num comunicado.
O projeto vai disponibilizar 31 bicicletas híbridas da Riese & Müller, uma das mais conceituadas marcas de bicicletas híbridas do mundo que vai passar a estar presente em Arraiolos.
As e-bikes, uma das quais com capacidade para transportar bagagens, alimentos ou objetos, vão começar a aparecer estacionadas pelo concelho em locais de encontro, de turismo e de restauração.
Para além de disponibilizar as bicicletas, o ‘RODES’ inclui a criação de ‘e-parks’, aparelhos concebidos especificamente para as estacionar, concebidos e desenhados pelo arquiteto Luis Pereira Miguel e pelo designer Gonçalo Prudêncio.
Segundo os autores, “ambiciona ser uma peça icónica que simboliza o esforço do empreendedor local, mas também a qualidade do seu produto e do seu serviço”.
Os e-parks vão ser instalados nas entradas das Casas Caiadas 1 e 2, no alojamento Casa do Plátano, nas pastelarias O Toucinho e Arroz Doce, no Monte da Comenda Grande, na Herdade de Coelheiros, nos restaurantes A Horta, O Alpendre, O Parque, a República dos Petiscos, a Moagem, Pastelaria Arroz Doce e na Herdade da Aldeia Marteneanos.
O projeto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos, nasceu em comunhão com as Casas Caiadas, unidades de turismo rural que o empresário Mário Domingues lançou nos arredores e depois no centro da vila.
Arraiolos é um sítio ideal para novos nómadas que procuram exatamente este tipo de experiência”, afirma Mário Domingues, responsável pelo projeto que envolve vários outros parceiros. Sob a designação de ‘Parvel Pioneers’, os dinamizadores pretendem acrescentar sustentabilidade e qualidade de vida à região e à sua oferta de serviços.
Aumentar a estadia média de quem visita Arraiolos, diminuir o efeito “época baixa”, fomentar a economia circular e aumentar a procura de bens e de serviços locais são os objetivos.
O evento de lançamento do ‘RODES’ começa às 7h e irá desdobrar-se em experiências ao longo do dia, terminando com o lançamento de um balão de ar quente no castelo da vila ao final da tarde.
O preço-base do aluguer de cada bicicleta será de 22 euros por dia (12 euros meio-dia). Os responsáveis referem que haverá preços especiais para casais, famílias ou grupos e estão em estudo formas de incentivar as utilizações regulares dos residentes em Arraiolos, com preços sociais.
Estão a ser elaborados passeios programados, com direito a guia e a itinerários temáticos: o passeio do design, o passeio das árvores, o passeio das herdades ou o passeio da cortiça, entre outros.